Quando estamos na cozinha devemos evitar colocar tudo na panela e deixar o resultado para a sorte resolver. Cozinhar é uma arte e exige dedicação e criatividade acima de tudo. A maior parte dos passos serão sim sempre padrão de uma receita tradicional. Porém, cada chefe tem a sua maneira de cortar, de refogar e até mesmo de temperar o seu próprio prato.
Apesar de toda a imaginação própria existem 5 sentidos na cozinha que nós jamais podemos nos esquecer:
1º Paladar. Nunca te esqueças de provar o sal ( e o açúcar) ! É essencial mesmo para a carne crua há que se provar a quantidade de sal no seu tempero.
( Já dizia a minha mãe quando a comida estivesse salgada "estas apaixonada?")
2º Reflexos. Mantenha sempre muita atenção nos reflexos ao cortar as coisas e ao quando estiver ao pé do fogão. Assim evita-se cortes e queimaduras.
3º Olfato. O nosso corpo possuir um indicador perfeito para a cozinhar "O NARIZ". Não precisa cheirar tudo ate porque é falta de postura. Porem certos alimentos deixam um cheiro forte quando estão estragados. Outros deixam um cheiro forte e agradável quando o seu refogar esta no pronto ou mesmo quando estão prestes a queimar.
4º Visão. A visão é uma factor muito importante principalmente se for seguir uma receita. As cores dos alimentos geralmente indicam quase sempre quando esta pronto ou quando ainda falta mais tempo. Então observe sempre tudo.
5º Audição. Pode ajudar pouco, porem ajuda. por vezes quando estamos a fritar ou refogar algo, o som dos vegetais ou carnes ao tocar a panela não necessita de ser exagerado (Como se fosse uma explosão). Isto indica que o fogo esta muito alto e a panela muito quente o que ira causar o cozimento do alimento apenas por fora. Então coloque em fogo baixo e tenha paciência.