top of page
Foto do escritorCrisnélia Soares

Conheça os 5 tipos de fermento


Muitos de nós conhecemos apenas os fermentos químicos, biológicos secos e o bicarbonato de sódio, mas além deles também existem o biológico fresco e o natural que são os menos conhecidos, por serem usados somente por profissionais. Aqui no post vou explicar direitinho tudo sobre cada um deles e dicas gerais sobre como escolher e armazenar o seu fermento.

Fermento Químico:

É constituído de bicarbonato de sódio e ácidos orgânicos, que quando em contato com a umidade, irão reagir à temperatura de 50ºC a 60ºC. Ele da leveza a massas de pães, bolos quando em contato com o calor. Deve ser mantido longe da umidade.

Bicarbonato de Sódio:

É usado para dar volume e leveza a massas de pães rápidos e bolos, quando em contato com algum ingrediente ácido como: limão, buttermilk, iogurte, vinagre, cacau, entre outros. Pode ser usado no lugar do fermento químico em pó, desde que haja suficiente quantidade de ingredientes ácidos para reagir com todo o bicarbonato.

Fermento Biológico Seco:

É o fermento que vem em pacotinhos, podem ser conservados fora da geladeira, e por não ter umidade seu processo de fermentação esta hibernado. É usado para pizzas, pães e pode ser adicionado direto na farinha.

Fermento Biológico Fresco:

É o fermento de padaria em pacotes ou tabletes, com aroma característico, composto de fermento e substratos diversos. Deve ser mantido sob refrigeração e é mais usado em pães e pizzas.

Fermento Natural:

Este fermento natural também é conhecido na Itália como pasta madre, na França como levain.

O fermento caseiro ou fermento natural usa micro-organismos presentes no ar e na farinha, que também são encontrados em frutas, plantas e grãos somados a um lactobacilo.

Fonte : (www.amandocozinhar.com)

Voltem sempre e partilhem ! :)


168 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Alho é Vida !

bottom of page